Como é a padaria do Japão

A padaria que conhecemos como a “padaria”, é algo especificamente brasileira, descendente da cultura portuguesa que evoluiu ao longo do tempo. 

E pasmem. 

O pão francês que conhecemos, é BRASILEIRO!!
O baguete, é o pão da frança. 
E o pãozinho francês do Brasil, crocante por fora e macia por dentro. E no dia seguinte se sobrar, fazemos torradas. 

Só existe no Brasil.

A “padaria” no Japão, é literalmente uma padaria.

Pode encontrar pão doce, mas é uma ralidade encontrar bolo ou qualquer outro doce. Isso vai encontrar numa doceria (patesserie) ou loja de bolos (Cake-Ya). 

O povo japonês ama pão e conhece variedade do universo inteiro! Mas vê como um artigo de luxo, da mesma forma que um brasileiro vê um sushi. 

Apresentarei aqui alguns dos menus principais de padaria do Japão.




A História
O pão conquistou seu lugar na cultura japonesa durante o século 17, graças à influência dos missionários portugueses. No entanto, foi somente com a invenção do ANPAN, um pão doce recheado com pasta de feijão, em 1874, que ele se tornou um alimento popularmente consumido no Japão.

Desde então, uma infinidade de sabores e variedades de pães foram criados, e as padarias se espalharam por todo o país.

No entanto, as padarias japonesas são bem diferentes das que encontramos no Brasil.

Os protagonistas do cardápio são, sem dúvida, os personagens do Anpan-man, um herói em forma de pão que voa pelos céus. As crianças japonesas são fascinadas por ele, embora eu, particularmente, sempre tenha achado um pouco estranha a ideia de um pão voador com rosto e membros, cujos inimigos são bactérias e não o mofo.




Padarias no Japão oferecem uma variedade de pães, desde os doces até os salgados, até mesmo pedaços de pizza. Porém, há uma particularidade: não é tão comum encomendar um bolo inteiro, e raramente você encontrará pão de forma por menos de 88 yens, como aqueles do My Basket, ou pãezinhos por menos de 100 yens (1$).

O que torna as padarias japonesas únicas é a qualidade dos pães que oferecem. São, sem dúvida, muito mais saborosos do que os do Brasil. No entanto, esse sabor tem um preço. E que preço! As padarias no Japão têm um status quase equivalente ao de uma Patisserie francesa.

Elas são um verdadeiro produto de luxo.

Claro, existem algumas exceções, como padarias em centros comerciais suburbanos onde você pode encontrar pãezinhos por cerca de 70 yens. Mas esses lugares são raros. Geralmente, as padarias estão localizadas em estações, shoppings e cantos de hipermercados.

Ao contrário das padarias no Brasil, a maioria das padarias japonesas abre às 10 da manhã e fecha às 8 da noite. Elas não vendem bebidas alcoólicas e não funcionam como bares. Muitas delas não possuem espaços para refeições dentro do estabelecimento, e alguns produtos não são feitos na hora, como estamos acostumados.



Assim é a cultura das padarias no Japão:

Existem aquelas localizadas nas áreas residenciais, que abrem cedo e servem pães quentinhos saindo do forno. Algumas delas aceitam encomendas de bolos e oferecem uma xícara de café.

No entanto, essas padarias não vendem produtos como queijo e leite. Para esses itens, você precisará ir ao supermercado. O mesmo vale para manteiga, geleia e requeijão, que podem ser encontrados em lojinhas brasileiras a preços um tanto elevados, pois são produtos 100% brasileiros.

Se observarmos a cultura do país como um todo, o pão não é mais do que um lanchinho ocasional. No entanto, em algumas regiões, os japoneses têm o costume de comer pão todos os dias no café da manhã. Mas esses pães não são quentinhos, saindo do forno. A maioria opta por torradas de pão de forma com manteiga, enquanto outros escolhem pães doces comprados em lojas de conveniência para comer a caminho do trabalho.

É importante notar que esses hábitos podem parecer um tanto diferentes, mas fazem parte da riqueza da diversidade cultural no Japão.



Os principais menus:

Anpam (アンパン)



Nunca vai existir padaria japonesa sem esse pão. Não é manju.
 É tipo, manju maior com massa de pão. Tem variações em creme, geleia ou chocolate entre outros. 

Curry Pan(カレーパン)



É pão recheado de curry, normalmente frita em milanesa.
Todo mundo gosta, apesar de ser gorduroso e super calórico. 

Shokupan(食パン)


É o pão de forma. Normalmente se encontra em 5, 6 e 8 fatias.
Sai bem mais barato comprar em um super mercado. 

Baget(バゲット)


Ultimamente vejo até em supermercado.
O baguete francês tem de todos os tamanhos. 

O-souzai-pan(お惣菜パン)



Esse tem vários tipos e sabores, mas a massa do pão sempre vai ser o meio úmido e macio. Tem com salsicha, maionese, batata, queijo, maionese com kinpira (o meu favorito), yakisoba (isso mesmo que você leu), porco a milanesa, milho, e outros recheios que pode fazer parte de uma refeição normal. 

Meron Pan(メロンパン)


Meu café-da-manhã de todos os dias, quando não consigo comer em casa. É o maior e o mais barato. E eu gosto dos que tem gotas de chocolate. 
Meron, significa Melão, mas não se preocupe, vai ser difícil achar um que realmente tenha essência de melão. É um pão com cobertura de massa de biscoito.

Coppe Pan(コッペパン)


É a versão japonesa do pão de cachorro quente americano. 
Se popularizou após a Segunda Guerra Mundial com a retomada das merendas nas escolas, com a ajuda fornecida dos EUA. 
É um pouco mais menor, com forte sabor de margarina e super mais macia que o pão americano. 
A forma mais popular é comer com geleia de morando e margarina. Mas pode servir de base para sanduíches. 

Age-pan(揚げパン)


O antigo pão de merenda escolar japonesa, é o coppe pan frito e envolto em açúcar ou canela. É tipo cueca virada, só que mais gorduroso e bem mais macia. 

Butter roll(バターロール)



É muito parecido com a nossa bisnaguinha. 
Porém a parte de cima é untada com manteiga e um pouco mais endurecida. 
Eu gosto as que vem com uva passa. 

Sanduíche natural (サンドイッチ)


Natural pois, pode encontrar um que tenha alface e tomate.
 Mas o mais básico deles é o de salada de maionese. 

Korone (コロネ)


É um pão parecido com Kifli, o pão húngaro.
É em formato de concha recheado de ganache de chocolate.



O gourmet japonês é super poli-cultural, e pode achar pão ou pães inspirados em pães tradicionais de outros países. 

Hoje em dia sempre vai achar nas maiores padarias:

Pão sírio, croissant, cinnamon roll, Focaccia, pão de queijo, apple pie, danish, bagel, english muffin, Pain aux noix e muito mais.


 

 

 

 



Postagens mais visitadas